Nutrição sob medida: Cuide do bem estar e da longevidade do seu pet

Nutrição sob medida: Cuide do bem estar e da longevidade do seu pet

Ser tutor é uma experiência rica e prazerosa! Cachorros e gatos trazem alegria e diversão para o nosso lar, nos proporcionando uma vivência única.

Ser tutor é uma experiência rica e prazerosa! Cachorros e gatos trazem alegria e diversão para o nosso lar, nos proporcionando uma vivência única. Entretanto, essa tarefa traz responsabilidades que devem ser observadas com muita atenção.

Assim como a dieta humana, a saúde dos cães e dos gatos depende de uma alimentação correta e balanceada, que contenha um amplo conjunto de nutrientes para suprir todas as necessidades diárias em relação às proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água, além da adição de ingredientes funcionais como probióticos, fibras especiais, auxiliadores da saúde articular, entre outros que promovam a sua saúde, bem estar e contribuam para a sua maior longevidade.

   

Nutrição de cães e gatos: diferenças e semelhanças.

   

Na dieta dos cães devemos levar em conta a sua idade e estilo de vida, com objetivo de promover um equilíbrio nutricional nas diferentes fases. Segundo o NRC (2006), os cães atletas ou muito agitados, necessitam de alimentos ricos em nutrientes com alto valor energético. Os castrados e sedentários precisam de dieta adaptada aos etilos de vida.

A falta ou excesso de nutrientes pode desequilibrar o sistema fisiológico do animal, predispondo-o ao mau desenvolvimento corporal e de constituição óssea, obesidade, alterações reprodutivas, entre outros.

Quanto aos gatos, existem caraterísticas peculiares em relação ao manejo e dieta, a fim de garantir boa saúde e bem estar.

Devido ao metabolismo específico, os gatos apresentam maior exigência proteica, assim como do aminoácido arginina, da vitamina B6 e da niacina (respectivamente, cerca de duas, três a quatro vezes maiores em relação aos cães), e ingestão de vitamina.

Muito embora os gatos sejam considerados fisiologicamente carnívoros por necessitarem de nutrientes específicos que são encontrados na carne, com o avanço das tecnologias de processamento dos alimentos, como a extrusão, é permitido o uso da ração na alimentação dos felinos contendo significativa fração de carboidratos, desde de que haja respeito em relação ao equilíbrio dos nutrientes.

Vale ressaltar que os gatos não sintetizam o ácido araquidônico (ácido graxo da família ômega 6) e o aminoácido taurina, sendo fundamental a presença deambos na dieta alimentar.

Como identificar a má nutrição do Focinho Amigo?

A má nutrição de cães e gatos, nem sempre é responsabilidade do tutor. Às vezes ele pode estar com algum problema de saúde que compromete o correto funcionamento do seu organismo. Então, fique de olho! Pelos opacos, sem brilho ou com queda podem ser indícios de que algo não vai bem!

Fraqueza, apatia, diarreia, sonolência e alterações de comportamento, também são indícios de que há algo errado com o seu amigo de estimação. Nesses casos, faça contato imediato com o seu veterinário de confiança.

Nossos estimados peludos de quatro patas, precisam, além de muito amor e carinho, de uma dieta rica e equilibrada que lhes forneça a energia necessária para a sua rotina diária e agitada. Aqui, você encontra as melhores opções para alimentação do animal. Confira acessando http://tutanopet.com.br/tutano/

Fontes:
Cães e gatos
Pets

Voltar para o site