Como reconhecer se meu gato está doente?

Como reconhecer se meu gato está doente?

Quem tem um felino em casa sabe o quanto eles são independentes e possuem uma autonomia natural, o que torna as tarefas do dia a dia um pouco mais fáceis.

Quem tem um felino em casa sabe o quanto eles são independentes e possuem uma autonomia natural, o que torna as tarefas do dia a dia um pouco mais fáceis. Por outro lado, com toda essa individualidade que os bichanos possuem, também fica difícil do tutor reconhecer se ele está doente e/ou precisando de ajuda.

Listamos alguns sinais comuns que podem te ajudar a notar se há algo diferente com o seu peludo:

Alteração no comportamento

Esse primeiro sinal é o mais fácil de ser notado! Você que convive com o seu gato, saberá de primeira quando ele estiver se comportando de forma diferente do habitual. Ao perceber que o pet tem mudado de personalidade, continue observando-o com frequência e fique atento a outros sinais.

Perda de apetite

Quando se fala de comida, os felinos logo se agitam e ficam ansiosos pelo momento de comer, principalmente quando ouvem o barulho da embalagem de petiscos, afinal, de tontos eles não têm nada, não é mesmo?!

Portanto, caso ele não venha a demonstrar toda a animação de costume, tá aí mais um sinal de que seu amigão não está bem.

Gato apático

Os gatos adoram uma boa brincadeira, para correr, saltar de um canto para outro e perseguir objetos pela casa. Eles dificilmente negam um momento de diversão com o seu tutor. Por isso, se o seu peludo anda sem energia e indisposto para brincar, fique atento e não hesite em levá-lo ao veterinário.

Vômitos e náuseas

É normal e natural do gato os vômitos frequentes por conta de sua higienização. Para quem não sabe, os gatinhos se lambem muito a fim de se manterem limpos, e sua língua funciona como uma lixa ou escova, “varrendo” os pelos soltos. Passado uns dias eles vomitam essa “bola de pelos” que ficou no estômago.

Porém, quando o pet começa a vomitar com muita frequência e o vômito tiver um aspecto diferente do comum, pode ser mais um sinal de que ele esteja com algum problema de saúde.

Dificuldade para urinar

Tem percebido que o seu gato passa o dia indo até a caixinha de areia porém não obtém sucesso na hora de urinar? Atenção! Algum problema urinário pode estar ocorrendo!

Esses são alguns dos inúmeros sinais de que o seu gatinho pode estar precisando de ajuda. Fique atento a todos eles e assim que reconhecer um dos listados acima, agende uma consulta com o seu médico veterinário de confiança. Só ele poderá te passar um diagnóstico correto e auxiliá-los com o tratamento o mais rápido possível para garantir uma vida saudável ao seu melhor amigo!

Voltar para o site